Vampiros
Os Vampiros (também conhecidos como Os Frios nas lendas Quileutes) são as principais criaturas sobrenaturais do universo de Crepúsculo. Eles são uma pseudo-espécie de seres imortais cristalizados que devem se alimentar do sangue de humanos ou animais para sobreviver.
Os vampiros são uma das quatro espécies sobrenaturais conhecidas na série Crepúsculo, com os outros sendo híbridos entre vampiro-humano, lobisomens verdadeiros (também chamados de Filhos da Lua) e os metamorfos. Embora os humanos geralmente não sejam considerados vampiros sobrenaturais e os Filhos da Lua sejam humanos transformados (por veneno e infecção, respectivamente); metamorfos são uma população humana com dons especiais e até mesmo humanos "comuns" são dotados.
HISTÓRIA
A origem dos vampiros permanece um mistério. No universo de Crepúsculo, os vampiros se desviam do mito tradicional; um fato frequentemente referenciado na série, geralmente por humor. Por exemplo, todos os vampiros têm características físicas refinadas e aperfeiçoadas (incluindo seu cheiro e voz), que lhes permite atrair presas.
Sua pele é impecável e texturizada com uma substância parecida com mármore muito mais dura e forte que o granito. Devido às propriedades cristalinas de suas células, quando um vampiro é exposto à luz do sol, seu corpo brilha como diamantes. Para vampiros que se alimentam de sangue humano, seus olhos refletem um vermelho profundo, ao contrário daqueles que bebem sangue animal, cujos olhos refletem uma cor dourada mediana. Os vampiros também possuem poderes sobre-humanos, como velocidade e força. Eles também têm sentidos incrivelmente aguçados e são capazes de ouvir por quilômetros e ver na escuridão total.
Os vampiros são realmente imortais, a menos que sejam destruídos. Incapaz de dormir, eles passam todos os dias e noites acordados. Após a transformação, alguns vampiros mostram habilidades especiais, como previsão ou telepatia, geralmente uma personalidade proeminente ou traço físico ampliado de sua vida humana. A maioria deles, no entanto, não são dotados de talento. Vampiros não são feridos por alho, itens sagrados ou estacas de madeira; eles têm reflexos e sombras e são capazes de andar livremente sob a luz do sol sem serem fisicamente danificados por ela.
Os vampiros sobrevivem a base de sangue como sua única fonte de alimento. O sangue humano é de longe a fonte mais comum e mais atraente e posteriormente, a mais difícil de resistir.
Como o sangue é o único componente da dieta de um vampiro, deixar de beber sangue (seja humano ou animal) por um longo período de tempo enfraquece física e mentalmente um vampiro. Quanto mais tempo um vampiro se abstém de sangue, mais provável é que o vampiro perca sua racionalidade e faculdades mentais até que ceda à sede, porque suas gargantas são descritas como ficando com uma "dor ardente", o que piorará quanto mais tempo eles não beberem sangue. Embora ainda lhes dê nutrição, o sangue animal é menos atraente para os vampiros.
Vampiros que desejam se misturar com a sociedade humana também são vistos ingerindo comida e bebidas humanas, mas como seus corpos não podem mais digerir isso, eles devem expelir tudo pra fora mais tarde. Às vezes, o apelo do sangue humano pode ser tão atraente que um vampiro "vegetariano" perderá o controle, especialmente se seu autocontrole for fraco. Para um vampiro "vegetariano", o sangue dos carnívoros é mais apetitoso do que os herbívoros, embora ainda não tão bom quanto os dos humanos.
Com base na moral de que toda a vida humana é preciosa, uma proporção muito pequena de vampiros no universo Crepúsculo recebe seu sustento de sangue animal, brincando e chamando a si mesmos de vegetarianos. Os únicos exemplos conhecidos são a família Cullen e o clã Denali.
O sangue de cada humano tem um gosto e cheiro individual; às vezes um certo vampiro encontra um humano em particular cujo sangue ele acha quase absolutamente irresistível. Os Volturi chamam esse humano de "la tua cantante" - seu cantor - enquanto seu sangue "canta" para aquele vampiro em particular. Para a maioria dos vampiros, tal descoberta é uma experiência a ser saboreada.
Após a mudança, a aparência física e a massa muscular dos vampiros são aprimoradas e aperfeiçoadas, a cor dos olhos muda e eles não precisam mais respirar, embora muitas vezes ainda o façam por hábito e se sintam desconfortáveis sem o olfato - o primeiro aviso de uma ameaça iminente ou o cheiro de uma presa em potencial. A capacidade de cortar o fluxo de ar de seus pulmões permite que eles permaneçam submersos embaixo da água durante o tempo que desejarem e contribui muito para suas excelentes capacidades de natação.
Os vampiros são extraordinariamente belos, alguns mais atraentes que outros, como Heidi e Rosalie. Sua beleza é descrita como angelical ou mesmo divina. Esta é uma das várias características destinadas a atrair suas presas – mais especificamente, para atrair, fascinar e (se necessário) seduzir, humanos desavisados. O quão fisicamente atraentes suas presas os acham é determinado pelo quão desejáveis eles eram como humanos. Se um humano já atraente fosse transformado, sua beleza física seria "além de tirar o fôlego". Se fossem de interesse médio, sua atratividade seria menor, mas ainda assim incrivelmente bonita. Se no entanto, eles não fossem particularmente agradáveis aos olhos, eles se tornariam medianos (como mostrado com James), mas esta é uma ocorrência rara, já que os vampiros normalmente selecionam humanos excepcionais para transformar.
A pele de um vampiro é descrita como "calcária", alabastro ou mármore (por causa de sua textura e sensação, bem como sua aparência). Independentemente da etnia original, a pele de um vampiro será excepcionalmente pálida. A tonalidade varia um pouco, com humanos de pele mais escura tendo um tom de azeitona quase imperceptível em sua pele de vampiro, mas o tom claro permanece o mesmo.
Eles devem sua pele pálida antinatural à falta de fluxo sanguíneo; uma vez que atingem o primeiro aniversário de sua transformação, eles não possuem mais sangue próprio (embora ainda fiquem levemente corados após a alimentação). Quando o veneno se espalha, ele também drena pigmento na pele, então após a transformação estar completa, o vampiro perde quase toda a cor da sua pele, assim como quaisquer pintas, sardas, cicatrizes, tatuagens ou qualquer outra parte da pele com pigmento de sua vida humana. Sua forte semelhança com as estátuas de mármore também se baseia na aparência e na impenetrabilidade de granito de sua pele, bem como na necessidade agora inútil de piscar - o fluido à base de veneno que reside nos olhos agora cumpre a função das pálpebras e também lubrifica o olho que ele pode se mover facilmente dentro de suas órbitas oculares. O vampiro também é incapaz de produzir lágrimas após a transformação, pois as lágrimas são usadas para remover objetos prejudiciais aos olhos e esses objetos não seriam capazes de prejudicar os olhos de um vampiro. Um vampiro pode não se mover, se necessário e permanecer imóvel por milhares de anos, nesse caso, eles começarão a mostrar a aparência de fragilidade ou petrificação, embora suas capacidades físicas permaneçam inalteradas. Além da cor dos olhos nublados e "leitosos" de Aro, Bella nota que sua pele - assim como a de seus irmãos, Marcus e Caius - parecem papel. No entanto, embora pareçam mais próximos do xisto do que do granito, não são mais frágeis do que os que permanecem ativos.
As mudanças naturais de seu corpo não ocorrem mais. Eles não podem envelhecer ou crescer (coisas como unhas, unhas dos pés e cabelos não poderão mais crescer. No entanto, se um braço, perna, nariz ou outro membro do corpo for removido, ele pode ser facilmente recolocado, embora seja muito doloroso. O veneno de vampiro é conhecido por ser a única coisa que cicatriza um vampiro. Como o veneno é adesivo, revestir a extremidade cortada com ele ajudará a curar mais rápido. Eles não mostram doenças e defeitos físicos ou mentais e sua voz se torna mais sedutora, melódica e encantadora, seu coração também não bate mais.
O veneno e os líquidos à base de veneno substituem todos os processos e funções químicas naturais do corpo. Ele molha e se acumula na boca em vez da saliva. Reveste os olhos, queimando as lentes de contato após apenas algumas horas, as protegendo de danos e eliminando assim toda necessidade e razão para produzir lágrimas. Ele também os lubrifica, permitindo que eles se movam mais facilmente dentro de sua cavidade. Um líquido semelhante à base de veneno lubrifica entre as células dos vampiros, permitindo que seus corpos de pedra se movam. Se um vampiro permanecer imóvel por milhares de anos, a poeira realmente começará a petrificar em resposta aos líquidos à base de veneno, tornando sua pele em pó e com textura semelhante ao xisto, bem como seus olhos que desenvolvem uma película leitosa sobre suas íris vermelhas, fazendo os olhos parecerem rosados. Isso pode ser visto com os membros mais antigos dos Volturi. Essas imperfeições, no entanto, não afetam a impenetrabilidade do vampiro ou comprometem sua visão, um vampiro que permanecesse imóvel seria tão indestrutível e afiado quanto um vampiro permanecendo ativo.
Como os vampiros se descrevem, eles são imutáveis, seres como "pedra viva" congelados exatamente como eram quando foram transformados, (embora para outro vampiro, a pele de granito seja suave, macia e quente e não o toque gelado que um humano sentiria). Exigindo pouca ou nenhuma mudança para produzir esperma, os machos ainda podem se reproduzir, enquanto as vampiras não podem; seus corpos não acomodam mais as mudanças relacionadas à gravidez. Nos vampiros do sexo masculino, o veneno assume uma forma tão semelhante ao fluido seminal que pode se ligar a um óvulo humano, tornando possível a criação de um híbrido humano-vampiro. A bioquímica e fisiologia subjacentes são atualmente desconhecidas.
Seu cheiro corporal é baseado em seu veneno, que é agradável, não apenas para humanos, mas também para outros vampiros.
Um vampiro sábio evitará a exposição à luz solar direta em público, para não ser visto pelos humanos durante o dia, a menos que o céu esteja nublado, pois sua pele brilha como diamantes; suas células se tornaram duras e refrativas como se fossem prismas pequenos.
A cor dos olhos de um vampiro muda de acordo com sua idade e dieta. Vampiros recém-nascidos mostram olhos vermelhos brilhantes, independentemente de quanto tempo se abstenham de sangue ou de sua dieta. Uma dieta de sangue humano acaba por escurecê-los para uma cor vermelho rosado. No entanto, uma dieta de sangue animal dilui os olhos para uma cor dourada. Um vampiro que recentemente se alimentou de sangue animal terá olhos claros e dourados, enquanto um vampiro que se alimentou recentemente de sangue humano terá olhos carmesim vívidos. Os olhos de todos os vampiros mais velhos escurecem perceptivelmente à medida que se abstêm de sangue, até que seus olhos se tornem em uma tonalidade ônix ou pretos como carvão. O processo geralmente leva de uma a duas semanas antes que os olhos fiquem completamente pretos.
Apenas os clãs Cullen e Denali são conhecidos por serem vampiros vegetarianos, se alimentando apenas de sangue animal em vez de humano. Seus olhos são topázio líquido ou ouro-mel, refletindo sua dieta. Esses olhos, no entanto, são vistos como estranhos e um tanto não naturais por outros vampiros cuja dieta consiste em sangue humano, como James e Victoria, cujos olhos são de um carmesim profundo vívido, se tornando ainda mais vívidos à medida que continuam a se alimentar de sangue humano e um bordô mais escuro quando eles passam muito tempo sem se alimentarem.
Vampiros recém-nascidos são conhecidos por terem uma força incrível, bem como olhos vermelhos brilhantes. Ambas as características são causadas por seu próprio sangue que ainda permanece em seus tecidos, produzindo os olhos vermelhos incrivelmente brilhantes que "desaparecem lentamente ao longo de um ano" e uma velocidade incrível.
Meyer escreve que se um Cullen bebesse sangue humano, seus olhos instantaneamente ficariam cor de vinho e se duas semanas passassem sem sangue, seus olhos escureceriam. Se ele/ela voltasse a uma dieta de sangue animal, seus olhos se tornariam dourados escuros e uma cor dourada mais clara, se continuassem com sangue animal.
À medida que a sede de um vampiro aumenta, seus olhos ficam mais escuros com ela, até que finalmente se tornam pretos como carvão. Em contraste, à medida que os vampiros se alimentam, seus olhos ficam mais claros. Além da sede, os hematomas preto-arroxeados sob os olhos se tornam mais profundos à medida que a sede aumenta. No entanto, se eles se alimentaram recentemente, os hematomas se tornam menos visíveis e quase desaparecem (dependendo de quão bem alimentados eles estão). As olheiras indicam que os vampiros nunca dormem.
➡ DENTES
A mordida de um vampiro pode cortar qualquer membro de seus oponentes, pois os vampiros são conhecidos por terem dentes extremamente afiados e fortes. Os dentes de um vampiro não parecem diferentes dos dentes dos humanos normais. Eles não possuem presas. No entanto, os dentes de um vampiro são perfeitos, inquebráveis e afiados nas bordas. Eles também são incrivelmente fortes, capazes de morder quase qualquer substância sólida, incluindo à pele de um vampiro. Seus dentes também são venenosos, afetados pelo veneno de vampiro que flui em suas bocas. De acordo com Alice Cullen, a maior arma de um vampiro são os dentes, embora estejam mais armados do que o necessário.
➡ GENÉTICA
Os vampiros carregam 25 pares de cromossomos, 2 cromossomos a mais que os seres humanos. Carlisle revela isso em Breaking Dawn enquanto conta a Jacob sobre suas relações genéticas sobrenaturais. Enquanto os vampiros têm 25 pares de cromossomos, os metamorfos Quileutes carregam 24. Os híbridos de vampiros são teorizados como tendo 24 pares também.
HABILIDADES
As habilidades físicas e mentais de um vampiro são muito mais superiores às de um ser humano. Esses traços variam entre os diferentes vampiros, dependendo em que eles eram mais habilidosos quando humanos. Certos vampiros também desenvolvem um poder sobrenatural extra, manifestado de seu traço mais forte como humano.
Uma das mais surpreendentes entre suas habilidades é sua velocidade. Eles são capazes de correr mais de 160 quilômetros por hora, significativamente mais rápido do que o olho humano pode ver. Quando os vampiros correm, eles se tornam "quase invisíveis". Os lobos quileutes são considerados uma das poucas coisas que podem acompanhá-los. Isso sugere que os vampiros devem se mudar para um novo local de vez em quando. Vemos a velocidade de todos os Cullen novamente durante o jogo de beisebol. Emmett é descrito como "um borrão ao redor das bases" e Edward pode se mover tão rapidamente que é capaz de interceptar uma bola que foi rebatida "como um meteoro". Eles podem se deitar e se sentar na mesma fração de segundo, quase sem ter que pensar em fazer os movimentos. Depois de ser transformada em vampira, Bella descreve seus movimentos como instantâneos.
Outra característica aprimorada é sua força física imparável. Dizem que um vampiro é milhares de vezes mais forte do que qualquer humano, capaz de levantar objetos várias centenas de vezes seu próprio peso. Eles podem esmagar pedregulhos de granito, subjugar qualquer presa, arremessar carros, esmagar metal e arrancar árvores com as próprias mãos. Edward estava temeroso sobre sua força ao conhecer Bella pela primeira vez e explicou que mal havia diferença entre acariciar sua cabeça e derrubá-la. Um bom exemplo de sua força é visto quando Bella decide lutar com Emmett depois de se tornar uma vampira. Ela descreve a força em seu braço como sendo a mesma de um caminhão de cimento descendo um declínio acentuado a mais de 100 quilômetros por hora. Ela vence Emmett, no entanto, porque ela era uma recém-nascida na época. Vampiros recém-criados são sempre mais fortes que os mais velhos, uma vez que sua força deriva do sangue humano remanescente deixado em seu corpo de sua vida humana. A força de um vampiro também permite que eles saltem distâncias incríveis. Edward foi capaz de saltar sobre um rio de 50 jardas de largura com facilidade durante a primeira caçada de Bella, enquanto Bella foi capaz de pular duas vezes sua distância, enquanto ainda usava apenas uma pequena quantidade de sua força.
A dieta não tem um grande impacto na força, pois sempre depende do vampiro individual. Embora, uma dieta de sangue humano torne um vampiro mais forte que o sangue animal, embora apenas parcialmente. Vampiros que se alimentam de sangue animal (vampiros vegetarianos) acham que os animais mais grandes - predadores como ursos ou gatos selvagens - não apenas cheiram mais atraentes para eles, mas também os tornam mais fortes do que o sangue "mais fraco" de animais de rebanho, como veados ou gado.
A força, é claro, nem sempre é física. Se um vampiro possuísse grande força mental e força de vontade como humano, ele acharia mais fácil controlar seus instintos selvagens e animalescos. Mesmo assim, se um vampiro não tiver se alimentado por um longo tempo, ele será menos propenso a pensar com clareza e mais disposto a ceder à sua sede, atacando a primeira coisa viva que detectar e drenando seu sangue em segundos, tudo sem um pensamento único (humano ou animal). Se no entanto, um humano azarado estiver perto de sua vizinhança, eles irão preferencialmente atacá-lo ao invés do animal.
➡ INDESTRUTIBILIDADE
Outra característica impressionante sobre os vampiros é sua indestrutibilidade virtual. Durante o processo de transformação, as células de um vampiro se tornam extremamente duras, duráveis e refrativas, tornando seus corpos quase impenetráveis. Vampiros são conhecidos por serem exponencialmente mais duráveis do que humanos "fracos". A força da pele de um vampiro é descrita como mais dura que granito e até mesmo dura como diamante. Seus corpos são tão duros que não podem ser feridos por armas humanas e as únicas criaturas capazes de matá-los são lobisomens e outros vampiros. Seus dentes também são considerados uma das poucas coisas fortes o suficiente para serem capazes de cortar sua pele, assim como os dentes de lobisomem. Por causa dessa indestrutibilidade, é virtualmente impossível para um vampiro se matar.
➡ CURA REGENERATIVA
Os vampiros são capazes de se regenerar de vários ferimentos e se recuperar até mesmo de ferimentos que normalmente são fatais para os humanos. Uma exceção é o cabelo, que não pode ser recolocado de volta no lugar. Além disso, se um membro for arrancado, eles podem reimplantar de volta e o membro amputado se curará. Se um vampiro é despedaçado e os pedaços não são queimados no fogo, o vampiro pode se reconstruir como se nenhum dano tivesse ocorrido, sem nenhum sinal de dano. Os vampiros também podem usar sua saliva, que também é veneno, para acelerar a cicatrização de seus ferimentos. Eles aplicam veneno na ferida, fazendo com que se curem mais rápido.
Os movimentos do corpo de um vampiro são estranhamente flexíveis. Sua agilidade é mais avançada que a dos humanos, o que lhes permite responder rapidamente às mudanças se adaptando à sua configuração inicial estável; Eles podem fazer vários apetrechos de ginástica ou artes marciais com pouco esforço usando uma combinação de força, equilíbrio, reflexos e velocidade. Eles podem até balançar, virar, dobrar e se torcer sem falhas devido ao seu senso aprimorado de equilíbrio e flexibilidade. Usando seus sentidos físicos como aliados, eles podem encontrar movimentos em velocidade humana muito lentos para que eles percam.
Na batalha, os vampiros podem se esquivar rapidamente de um ataque sem ter que pensar em como mover seus corpos primeiro. Em geral, apenas algo que se move na velocidade de um vampiro pode tornar um vampiro despercebido ao movimento.
Parte desse aprimoramento é baseado na atividade aprimorada de seus cérebros, o que lhes permite pensar e se mover muito mais rápido que os humanos.
➡ RECORDAÇÃO PERFEITA
Um vampiro pode se lembrar instantaneamente de tudo o que já experimentou, encontrou ou aprendeu desde sua transformação, algo que pode realizar por toda a sua existência.
SENTIDOS
Os sentidos de um vampiro também são muito aprimorados, o que lhes permite ver, ouvir, cheirar, sentir e saborear coisas imperceptíveis aos humanos.
➡ VISÃO
Bella com sua visão ampliada após acordar como recém-nascida |
➡ OLFATO
Bella sentindo cheiro de sangue humano |
À medida que envelhecem e se tornam mais disciplinados, os vampiros podem aprender a sentir as diferenças entre os cheiros do sangue de vários humanos, bem como o cheiro de outras coisas (como tecidos - exemplo: o cheiro único de jeans). O alcance de seus sentidos pode ser aumentado (embora apenas parcialmente) através da concentração. Os vampiros dependem principalmente do olfato para encontrar suas presas e absorver o ambiente, o que é em parte porque eles acham a falta de respiração desconfortável.
➡ AUDIÇÃO
Bella usando sua audição apurada |
Eles podem ouvir sons vindos de vários quilômetros de distância e mesmo com os olhos fechados, podem ter certeza de que há várias pessoas em uma sala, graças aos seus variados padrões de respiração. Eles podem ouvir o som de um batimento cardíaco, um pulso batendo em uma veia e palavras ditas sussurradas ou rápidas demais para os humanos detectarem.
Apesar de serem indestrutíveis e de pele dura, os vampiros podem sentir as coisas que tocam, não importa a suavidade; como o pelo, o frescor do vento, etc. Eles podem sentir as menores mudanças de temperatura ao seu redor, embora não sejam incomodados por isso. Eles podem sentir o calor irradiando de um humano a vários metros de distância. Quando suas peles encontram a luz do sol, eles também podem sentir seu calor. A dor física está implícita quando seus corpos estão sendo dilacerados por algo com força sobrenatural semelhante.
➡ PALADAR
Os vampiros têm um senso de paladar similarmente aprimorado, lhes permitindo provar sabores com muito mais profundidade e precisão. Eles podem sentir as diferenças de partículas em sua atmosfera. Eles também podem detectar diferenças minúsculas entre sabores semelhantes. Mesmo quando recém-nascidos, os vampiros são capazes de perceber se o humano do qual estão se alimentando ingeriu drogas ou álcool recentemente.
➡ SEXTO SENTIDO
Vampiros também têm uma percepção aguçada do perigo, geralmente de algo forte o suficiente para prejudicá-los. Às vezes, eles podem até detectar o perigo antes de presenciá-lo conscientemente.
Quando um vampiro pega sua presa, ele morde seu pescoço e injeta seu veneno em sua corrente sanguínea enquanto se alimenta. Isso serve como uma maneira de imobilizar sua presa enquanto também inicia a conversão de humano para vampiro, permitindo que o predador se alimente de sua presa sem que ela tente resistir, mesmo que não tenha feito nenhum bem. Enquanto o veneno é transformador para os humanos, é mortal para os animais e metamorfos. Os Filhos da Lua, no entanto, são completamente imunes aos seus efeitos.
Se um vampiro perder uma parte do corpo, ele pode usar veneno para recolocar o membro perdido, embora seja incapaz de reconstruir o cabelo.
A maioria dos vampiros descobrem suas principais características de personalidade intensificadas pela transformação vampírica da mesma forma que suas habilidades físicas são fortalecidas, mas relativamente poucos têm habilidades que podem ser classificadas como sobrenaturais. Mais comum seria um humano com amor por aprender se tornando um vampiro com uma curiosidade acadêmica insaciável ou um humano com um profundo valor pela vida humana se tornando um vampiro com a autocontrole para evitar sangue humano.
Mas alguns vampiros desenvolvem habilidades adicionais que vão além do natural. Essas habilidades extras são derivadas dos dons psíquicos que eles originalmente já possuíam quando ainda eram humanos e são intensificadas após a transformação em vampiro. Por exemplo, um humano que era muito sensível ao humor de outras pessoas pode desenvolver a habilidade vampírica de ler pensamentos ou influenciar emoções. Um humano que tivesse alguma precognição limitada poderia se tornar um vampiro com uma forte habilidade de ver o futuro. Um humano com um bom instinto de caça pode se tornar um poderoso rastreador de vampiros. Se um humano já possuía um certo dom sobrenatural, esse talento será amplificado muito mais forte depois que ele for transformado em vampiro.
A estática de vampiros sobrenaturalmente talentosos para vampiros "normais" é maior do que a proporção de humanos psiquicamente talentosos para humanos "normais". Isso se deve ao mesmo fator de temperamento que resulta em humanos mais bonitos sendo selecionados para se tornarem vampiros. Os vampiros também são atraídos por humanos talentosos quando procuram criar companheiros. Alguns vampiros procuram avidamente por humanos talentosos na esperança de utilizar essa habilidade extra em seu clã.
De acordo com Eleazar, a maioria dos dons de vampiros se manifesta na mente, embora existam algumas exceções. Benjamin foi o melhor caso – seu poder de manipular os elementos da natureza é completamente físico.
Nenhum dom funciona exatamente da mesma maneira em dois vampiros, porque nenhuma pessoa (humana ou vampiro) é exatamente igual a outra.
ESTILOS DE VIDA
Embora haja uma variedade de estilos de vida de vampiros, o mais comum é o nômade. A maioria dos vampiros se move com frequência, nunca se fixando permanentemente em um lugar. Esse padrão é, em parte, uma tentativa de se esconder da atenção dos humanos. Se muitos humanos desaparecem em uma área específica, suspeitas podem ser levantadas e os Volturi podem notar. Além disso, se um vampiro interage regularmente com humanos, eventualmente os humanos perceberão que o vampiro não está envelhecendo. Outro aspecto é o tédio; a vida dos vampiros é tão longa que muitos mantêm uma busca contínua por novidades.
Alguns clãs são exceções a essa regra e mantêm lares semipermanentes ou permanentes. Fazer isso requer muito pretexto – se o clã quiser evitar suspeitas e evitar que os Volturi os encontrem – e a maioria dos vampiros não se importa com o incômodo.
Vampiros geralmente viajam sozinhos ou em pares; tanto que o clã de James, que incluía Victoria, James e Laurent, era considerado grande. Exceção a esta regra são os Volturi, o clã Olímpico e o clã Denali, os maiores clã de todos.
PSICOLOGIA
➡ CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Quando um humano se torna um vampiro, todo o seu comportamento natural, necessidades e características ficam congeladas dentro dele para sempre, embora também sejam aumentadas ao mesmo tempo. A partir do momento em que um vampiro é criado, seus interesses, desgostos e personalidade ficam permanentemente petrificados. Por exemplo, se um humano com um caráter amoroso se torna um vampiro, sua paixão é amplificada, permitindo que ele ame os outros ainda mais intensamente. Outro exemplo é se o humano era ambicioso e astuto, essas características se tornam aumentadas como um vampiro, o tornando um assassino implacável. O único aspecto que muda é a visão do vampiro sobre o mundo.
Além de suas personalidades originais, eles também têm instintos ferozes e um desejo irresistível de consumir sangue. No momento em que cedem à sede, todas as suas características humanas desaparecem e eles correm o risco de ferir uns aos outros competindo por presas. Quanto mais eles se abstêm completamente de sangue, mais difícil se torna para eles resistirem e eventualmente, eles cederão à sua sede.
Os vampiros são criaturas selvagens e predatórias e muito mais selvagens e bestiais do que sua aparência humana sugere. Eles rosnam, silvam, rugem e enrolam os lábios para trás, mostrando os dentes como sinais de agressão quando provocados. Eles também têm um senso de autopreservação; quando eles são confrontados com um perigo que se mostra muito opressivo para suas capacidades, eles imediatamente fugirão da área, a menos que algo os detenha.
Vampiros são principalmente territoriais e nômades, mas há algumas ocasiões para eles se relacionarem com outra pessoa, humano ou vampiro. A primeira força de ligação é o romance: se um vampiro se apaixona, esse sentimento nunca desaparece e esse amor é para a eternidade. Como regra geral, apenas o vínculo entre companheiros é forte o suficiente para sobreviver ao impulso competitivo por sangue. Clãs maiores são menos estáveis e geralmente terminam por causa da violência interna. Se um vampiro estava romanticamente ligado a alguém antes de se transformar, esse amor permanecerá como um aspecto permanente em suas características após a transformação. Também é possível que um vampiro se apaixone depois de transformado e esse amor será tão permanente quanto qualquer outro.
Victoria motivada pela fúria e a tristeza da morte de James |
Outra característica predominante dos vampiros é a de natureza vingativa. Relacionados novamente ao seu estado imutável, os vampiros não perdoam; se eles passam por algum insulto ou injúria. O exemplo mais comum de vingança vampírica é o resultado da perda de um companheiro. Quando um vampiro perde sua companheira, ele nunca se recupera da dor. Ele não pode descansar até que o responsável seja destruído. Séculos podem passar sem diminuir a ferocidade de sua necessidade de vingança. No entanto, é possível suprimir esse desejo se eles se obrigarem a se concentrar em outro objetivo maior.
A segunda força de ligação e que é capaz de manter um grande clã estável, é a ambição. Vampiros são competitivos por natureza e alguns vampiros foram capazes de evoluir essa disposição competitiva em uma causa maior capaz de unir muitos indivíduos em um todo seguro. A busca pelo poder é a causa de união dos vampiros. Os romenos foram os primeiros a fazer isso com sucesso por um período significativo de tempo.
A terceira e mais rara força de ligação é a consciência vampírica. Muito poucos vampiros nascem ou desenvolvem um valor para a vida humana. O consumo de sangue humano é um aspecto tão conhecido da vida dos vampiros que poucos o questionam; a sede de sangue humano parece irresistível. No entanto, aqueles que aprendem a valorizar a vida humana apesar de irem contra sua realidade natural, são capazes de substituir o sangue humano por sangue animal. Vampiros que vivem dessa maneira são às vezes chamados de "vegetarianos". O sangue animal não é atraente para os vampiros e portanto, uma dieta difícil de manter. Aqueles que fazem esse sacrifício, no entanto, experimentam benefícios relacionados. Na ausência de sangue humano, o impulso competitivo desaparece. Os vampiros são capazes de formar laços de amor em além do vínculo entre companheiros. A fraca aliança do clã é substituída por uma forte união de estilo familiar. Os clãs Cullen e Denali são os únicos grupos conhecidos que se ajustaram com sucesso a essa dieta.
Os humanos podem ser transformados em vampiros pela mordida venenosa de outro vampiro e o veneno de vampiro nada mais é do que um veneno mortal para os animais.
A transformação de humano para vampiro é descrita como sendo "a memória mais nítida que eles têm de sua vida humana". Uma vez que um humano é mordido, o veneno das glândulas dentro da boca do vampiro é injetado na corrente sanguínea e viajará por todo o corpo para mudar todas as células vivas.
Dependendo de "quanto veneno está na corrente sanguínea e quão rápido o veneno entra no coração", a transformação pode durar de dois a cinco dias. Durante este tempo, o ser humano sentirá uma dor indescritível. Uma vez que o veneno é injetado, a vítima se sente muito perto de ser queimada viva. O veneno então fará o seu caminho por todo o corpo. Em seguida, através do coração e ele irá bombear de novo e de novo no coração até começar a se encontrar nas veias. Então queimará todas as veias até que o coração pare de bater. Ele se move mais devagar que o sangue porque é mais espesso, o que torna a transformação duradoura. Cada batida do coração só pode empurrá-lo até certo ponto. O processo de mudança é lento. O veneno tem que saturar todas as células do corpo antes que o processo possa ser concluído.
Não há remédio forte o suficiente para anestesiar a dor; o melhor que se pode fazer é imobilizar o corpo.
No universo de Crepúsculo, os vampiros são conhecidos por não serem mortos pelo esforço humano, são ilesos pela luz do sol, alho, água benta, prata, qualquer tipo de estaca ou cruz e podem entrar nas casas sem permissão. Além disso, qualquer tipo de arma humana, incluindo balas, ricocheteia sem causar dor ou dano. A única maneira conhecida de matar um vampiro é desmembrar seu corpo e queimar os restos antes que ele possa se reconstruir. Assim, sua fraqueza é a força de sua própria espécie ou algo tão forte, que não pode ser copiado pelos humanos e o fogo que os consome. Se um humano conseguisse atear fogo em um vampiro, o ele poderia simplesmente saltar rápido em alta velocidade para apagá-lo. É por isso que é necessário desmembrar o corpo de um vampiro em pedaços antes de incinerá-los em cinzas, para evitar que eles apaguem o fogo antes que ele possa causar sérios danos. A visão de Alice em Breaking Dawn – Part 2, parecia que vampiros poderiam ser destruídos por lava derretida. Vários vampiros caíram na fissura profunda feita por Benjamin e nunca mais saíram; eles provavelmente foram consumidos pelo magma. Durante a cena final da batalha, Aro diz que os humanos possuem armas com capacidades suficientes para destruir sua espécie. Isso sugere que um vampiro pode ser vaporizado em uma explosão nuclear. Caso contrário, os vampiros são virtualmente indestrutíveis.
Vampiros são mais vulneráveis nos filmes do que nos livros: eles podem ser mortos decapitado suas cabeças de seus pescoços. No entanto, o fogo ainda é o único método conhecido para destruí-los completamente.
Vampiros recém-nascidos ou recém-criados é o termo para um vampiro que foi transformado por menos de um ano. Em média, a força física de um recém-nascido supera em muito a de um vampiro mais velho porque eles ainda têm seu próprio sangue em seus tecidos. Com o passar do tempo, no entanto, o veneno neles consumirá esse sangue e as capacidades físicas e a sede do recém-nascido diminuirão lentamente até atingir o de um vampiro normal, no final de seu primeiro ano. A sede de sangue de um recém-criado é esmagadora e implacavelmente dolorosa, descrita por Bree Tanner como sendo um "fogo na garganta" e eles se alimentarão o máximo possível para contê-lo.
Algumas indicações que identificam um recém-nascido são seus olhos vermelhos brilhantes (devido ao sangue deixado em seu corpo no momento da mudança), sede incontrolável que os torna mais ferozes do que a maioria dos vampiros e habilidades físicas superiores. No Clã Olímpico, Emmett Cullen era o mais difícil de conter quando era recém-nascido por causa de sua força física superior, embora tenha se tornado vegetariano com sucesso.
Os recém-nascidos se parecem muito com os vampiros normais, com exceção de seus olhos. Os olhos de um recém-criado são de um vermelho incrivelmente brilhante, indicando que seu próprio sangue ainda está em seu sistema, embora seu coração não esteja mais batendo. Nos meses em que um vampiro se alimenta de sangue animal, seus olhos mudam de vermelho para âmbar e depois para dourado. Se ele voltar a se alimentar de sangue humano, os olhos escurecerão para uma cor quase bordô.
Os recém-nascidos também são incrivelmente poderosos no sentido físico, sendo muito mais fortes e rápidos do que um vampiro comum, o que lhes permite destruí facilmente um vampiro mais velho. À medida que envelhecem, sua força começa a diminuir e após o primeiro ano, sua força será reduzida à de um vampiro normal. Em Breaking Dawn, Bella luta com Emmett e vence facilmente por causa de sua força de recém-nascida.
Os recém-criados são muitas vezes sanguinários, violentos e incontroláveis. Suas emoções aprimoradas são difíceis de controlar e eles se irritam facilmente. Eles também são propensos a matar uns aos outros para competir por sangue. Quando eles sentem o cheiro de sangue, seus instintos de caça assumem o controle e obscurecem sua capacidade de se concentrar, mesmo o pensamento da palavra "sangue" seja o suficiente para tornar sua sede insuportável. A sede é tão enlouquecedora no primeiro ano que a maioria dos recém-nascidos é mais animalesca e selvagem do que seus colegas mais velhos. No entanto, com o passar do tempo, sua sede diminuirá lentamente e se tornará mais fácil de gerenciar. Suas emoções e desejos humanos secundários ficarão adormecidos por um tempo e ressurgirão lentamente ao longo do tempo.
Bella como vampira recém-criada |
Bella Swan é uma exceção a essa regra, pois ela teve tempo para pensar sobre sua decisão e portanto, não teve o primeiro ano brutal que a maioria dos vampiros encontra. Carlisle Cullen mostrou um incrível controle de sua sede por sangue humano quando recém-criado, o que o impediu de se alimentar de humanos e redirecionar sua sede para animais. Rosalie Hale nunca tinha provado sangue humano, embora tivesse matado seus agressores e seus guarda-costas os torturando até a morte.
É impossível prever quanto tempo um recém-nascido ou um vampiro normal permanecerá cruel e sanguinário antes que seus desejos secundários e personalidade ressurjam, já que cada pessoa é diferente. Certos vampiros podem ter que esperar pelo menos alguns anos após o término de seu primeiro ano.
No século 19, um vampiro chamado Benito inventou a ideia de criar um exército composto por vampiros recém-nascidos, já que sua força e velocidade eram muito maiores que os vampiros normais e portanto, eram mais poderosos como um todo. Sua invenção desencadeou as guerras vampíricas do sul e devastou as populações humanas e vampíricas como resultado. A ameaça de exposição fez com que os Volturi chegassem e os detivessem. Embora as guerras continuassem depois que eles foram embora, eles lutavam em uma escala menor e menos perceptível. Um exército recém-nascido também apareceu em Eclipse, criado por uma vampira vingativa chamada Victoria para destruir o clã Cullen e Bella Swan. Os recém-nascidos causaram estragos em Seattle, com muitos humanos morrendo em suas mãos. Quando os Cullen descobrem que o exército está se aproximando deles, eles formam uma aliança incomum com o bando Uley e iniciam uma batalha contra eles, e vencem com muita facilidade devido ao conhecimento de Jasper sobre os movimentos e fraquezas dos recém-nascidos.
Recém-Criados de Seattle |
Em Eclipse, Jasper menciona uma vampira mexicana chamada Maria que já havia criado um exército com sua ajuda. Quando os recém-criados chegavam ao fim do primeiro ano e se tornavam de pouca utilidade, ele deveria descartá-los. Exceto por um caso, Peter, que foi mantido vivo para servir como babá dos outros recém-nascidos. Mais tarde, ele fugiu com Charlotte, depois do fim de seu primeiro ano de criação, para salvá-la da execução. Anos depois, eles voltaram para encontrar Jasper, o convidando para o Norte e ter uma vida melhor. Ele aceitou o convite.
Aqui está uma lista de vampiros que tiveram sua fase de recém-nascidos especialmente descritas:
- Bella Swan
- Rosalie Hale
- Carlisle Cullen
- Emmett Cullen
- Bree Tanner
- Diego
- Fred
- Peter
- Charlotte
- Raoul
- Beau Swan
Crianças Imortais são crianças humanas que foram transformadas em vampiros muito cedo. A criação de crianças imortais há muito foi proibida pelos Volturi devido à sua incapacidade de permanecer escondidas do mundo humano. Não há limite absoluto de idade para o que criar uma criança imortal; era uma definição subjetiva, baseada na habilidade da criança de se comportar de maneira coerente com a lei dos vampiros.
➡ FISIOLOGIA
Como todos os vampiros, as crianças imortais são congeladas na idade mental e física em que foram transformadas. Após a transformação, essas crianças pequenas continuaram a exibir comportamentos infantis, incluindo atos impulsivos, birras, atividades irresponsáveis e uma falta geral de sensatez. Acreditasse que a pirraça de uma criança imortal pode matar pessoas, já que a moderação é basicamente impossível para alguém tão jovem.
Outro aspecto era seu apelo; eles eram bonitos e cativantes que qualquer humano ou vampiro automaticamente os amaria. Carlisle os descreveu como criancinhas adoráveis com sorrisos e covinhas que destruiriam uma vila em um de seus descontroles emocionais.
Se presume que embora sua maturidade mental esteja congelada na idade em que foram transformados, eles ainda têm os dons vampíricos de força e velocidade aprimoradas, bem como os dons sobrenaturais de certos vampiros.
Os comportamentos incontroláveis e infantis de crianças imortais afrontavam contra as leis do segredo dos vampiros e essas crianças muitas vezes atraíam a atenção dos humanos.
Por serem muito jovens para serem controlados, os Volturi mataram todos aqueles que puderam ser encontrados. De acordo com esta lei, qualquer pessoa que conheça ou defenda a criança também é punida. Inúmeros humanos e vampiros foram massacrados por causa dessas criações. Os criadores de crianças imortais e aqueles que os conheciam eram totalmente dedicados às crianças e se opunham aos Volturi a todo custo para protegê-los e foram todos destruídos no processo. Sasha, a mãe adotiva de Tanya, Kate e Irina, foi morta por criar uma criança imortal chamada Vasilii. Jane e Alec estavam um pouco acima da faixa etária das crianças imortais antes de se transformarem.
Os Volturi se viram punindo clãs individuais pelo comportamento de seus filhos imortais com uma frequência muito maior do que outras ocorrências de ilegalidade. Por causa da devoção inspirada por crianças imortais, os Volturi foram forçados a destruir clãs completos para conseguirem eliminar uma criança imortal. Depois de algum estudo sobre o assunto, os Volturi decretaram que crianças imortais não eram capazes de seguir a lei e portanto, se tornou ilegal criá-las. Criar um desde então se tornou o pior crime no mundo dos vampiros, sob pena de morte tanto para a criança quanto para seu criador, independentemente da criança ter infringido a lei ou não.
Mesmo depois que a lei foi estabelecida, os Volturi mantiveram duas crianças vivas para estudá-las. No entanto, não importa quantos séculos eles passaram ensinando as crianças, elas ainda não podiam ser controladas ou ensinadas. Carlisle Cullen se deparou com essas crianças durante sua estadia em Volterra e soube dessa lei. Depois que eles determinaram que as crianças imortais não podiam ser domadas, eles destruíram as crianças.
No terceiro livro Breaking Dawn, Irina identificou erroneamente Renesmee Cullen como sendo uma criança imortal porque ela testemunhou suas capacidades desumanas e beleza sobrenatural à distância, a levando a denunciar a criança aos Volturi. Posteriormente se foi provado que Renesmee era na verdade uma híbrida de vampiro-humano.
LENDAS
➡ LIBISHOMEN
Libishomen é a palavra que os povos da América do Sul (tribos como os Mapuche ou os Ticunas) usam para se referir aos vampiros. Libishomens são demônios bebedores de sangue que atacam exclusivamente mulheres bonitas. Na Saga Crepúsculo, o vampiro Joham, que acredita estar criando uma nova raça engravidando mulheres que dão a luz à bebês meio-mortais e meio-vampiros (como Renesmee), seria chamado de Libishomen. Joham criou meio-mortais que incluem Nahuel e suas meias-irmãs. Um termo alternativo para este ser é "incubus".
As vampiras do clã Denali, com exceção de Carmen, costumavam atrair homens para a morte, os seduzindo e praticando sexo com eles antes de se alimentarem de sua vítima. No entanto, a longo prazo, o estresse as desgastou e as Denalis começaram a se alimentar de sangue animal. Elas no entanto, continuaram desfrutando da companhia e das atividades noturnas com homens, tanto vampiros quanto humanos, que agora podiam sobreviver à experiência. Esta também pode ser a origem do mito do súcubo: um demônio que assume o aspecto de uma mulher, seduzindo os homens para fazer sexo com ela.
INIMIGOS
Reconhece-se que os vampiros têm dois inimigos naturais: lobisomens e metamorfos; para cada uma das criaturas a outra cheira repulsivamente. Esses cheiros são muito aprimorados para o olfato humano. Assumisse que os vampiros são mais fortes que os metamorfos e geralmente podem dominá-los facilmente. Na história Quileute, um vampiro solitário foi capaz de matar três lobos ao mesmo tempo e o mesmo vampiro conseguiu matar dois dos três lobos que o caçaram outra vez, enquanto o terceiro conseguiu destroça-lo. A maior vantagem de um verdadeiro lobisomem em sua batalha contra vampiros é sua imunidade ao veneno de vampiro.
Os vampiros muitas vezes lutam entre si. Houve muitos casos ao longo da história em que vampiros criaram exércitos de recém-nascidos para desafiar uns aos outros e ganhar território.
Se o companheiro de um vampiro for atacado ou morto, então ele provavelmente buscará vingança, caçando e matando o atacante.
Comentários
Postar um comentário